Representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) realizaram reunião com a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, nesta terça-feira (4), em Brasília. O objetivo do encontro foi discutir a elaboração de um Acordo de Cooperação – um instrumento que irá aprimorar a atuação da Funai e da organização indígena em favor do fortalecimento da proteção à Terra Indígena Vale do Javari (TIVJ).

Estiveram presentes na reunião os representantes da UNIVAJA em Brasília: Beto Marubo, o procurador jurídico, Eliesio Marubo, e a coordenadora de gestão, Laura Macedo. A expectativa da UNIVAJA é que o acordo de cooperação agilize processos de proteção dos indígenas na TIVJ, uma área bastante visada por invasores. Outro objetivo é facilitar processos de entrada no território dos profissionais que trabalham por melhorias na qualidade de vida dos povos que habitam o Vale do Javari.

A presidenta Joenia Wapichana, acompanhada da equipe técnica da Funai, destacou o interesse da entidade na construção de parcerias voltadas à promoção e à proteção dos direitos dos povos indígenas e dos povos isolados, que são os que tem pouco ou nenhum contato com a sociedade para além da terra indígena. A atenção a essas populações é essencial para o território do Vale do Javari, que abriga a maior concentração de povos indígenas em isolamento do mundo.