loader image

PNUD publica estudo de caso sobre a Equipe de Vigilância do Vale do Javari (EVU), vencedora do Prêmio Equatorial 2024

Em 2024, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) recebeu um importante reconhecimento internacional pelo trabalho desenvolvido pela Equipe de Vigilância do Vale do Javari (EVU). A iniciativa foi uma das vencedoras do Prêmio Equatorial 2024, concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sob o tema “Natureza para Ação Climática”.

A UNIVAJA foi uma das onze iniciativas premiadas entre mais de 600 indicações de 102 países, ao lado de organizações comunitárias e indígenas de Bangladesh, Colômbia, Irã, Quênia, Marrocos, Senegal e Zâmbia. O prêmio Equatorial reconhece soluções inovadoras e baseadas na natureza que contribuem para mitigar as mudanças climáticas, proteger a biodiversidade e fortalecer a resiliência das comunidades locais.

O reconhecimento ao trabalho da EVU reflete a importância do modelo de vigilância indígena autônoma implementado no Vale do Javari, que alia saberes tradicionais, gestão territorial e monitoramento ambiental. A atuação da equipe tem sido essencial na proteção do território indígena, na defesa dos povos isolados e na preservação dos ecossistemas amazônicos.

O Prêmio Equatorial é uma iniciativa do PNUD com apoio da Agência Norueguesa para o Desenvolvimento e Cooperação (NORAD) e do Ministério Federal Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ). A edição de 2024 teve como foco o tema “Natureza para Ação Climática”, destacando soluções em três eixos principais: natureza para mitigação climática, natureza para adaptação climática e resiliência e natureza para uma transição justa.

Os vencedores foram homenageados em 3 de outubro de 2024, durante o Nature for Life Hub, evento internacional promovido pelo PNUD antes das conferências COP16 da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) e COP29 da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Como parte do reconhecimento, o PNUD publicou um estudo de caso sobre a experiência da Equipe de Vigilância do Vale do Javari, destacando suas boas práticas e impactos positivos. O estudo integra uma série de publicações do Programa das Nações Unidas que buscam documentar e disseminar soluções baseadas na natureza, inspirando políticas públicas e ações voltadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O caso da UNIVAJA reforça o papel fundamental das organizações indígenas na proteção do clima e da biodiversidade, demonstrando que a autonomia, o conhecimento tradicional e a governança territorial são pilares indispensáveis para um futuro sustentável e justo.

Leia o estudo completo aqui:

UNIVAJA Case Study Pt r2

Veja as notícias mais recentes