NOTA – Desaforamento Caso Bruno e Dom

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) considera extremamente positivo o desaforamento do julgamento do caso Bruno e Dom de Tabatinga para a capital Manaus. Anunciada nesta quarta-feira (04/02), a decisão atende a pedido feito pelo Ministério Público Federal (MPF) que foi aceito pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) e vai ao encontro dos ideais de imparcialidade necessários para o julgamento.

A mudança de local também afere a uma melhor formação do júri e da segurança de todos que estão envolvidos neste processo. Assim como, de uma estrutura mais adequada para atender o complexo cenário que envolve este julgamento cuja data ainda será marcada.

O assassinato de Bruno e Dom, em 5 de junho de 2022, foi um grave fato que se soma a questões históricas de tensão política e de violência na região amazônica. A UNIVAJA, assim como a sociedade brasileira e internacional, acreditam na justiça e creem que neste processo o devido esclarecimento dos fatos é de suma importância para que o Estado brasileiro amplie e demonstre um compromisso mais concreto com a proteção da floresta e de todos os que vivem nela.

Atalaia do Norte

05 de fevereiro de 2026

Veja as notícias mais recentes