Ministros do STF e do STJ realizam visita institucional ao Vale do Javari

Nesta sexta-feira (22/08), a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA) teve a honra de receber uma missão institucional liderada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Roberto Barroso, e pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin.

Ministros Luís Roberto Barroso e Herman Benjamin durante visita à Aldeia Texe Wassa

A visita integra a agenda do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na região do Alto Solimões, que busca promover o fortalecimento do diálogo institucional e ampliar a compreensão da atuação do sistema de justiça na região. O objetivo é acompanhar de perto a realidade enfrentada pelos povos indígenas, discutir medidas de proteção ao Vale do Javari e enfrentar desafios como os conflitos pelo território, as ameaças a comunidades tradicionais e a presença do crime organizado na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.

 

Bushe Matis, coordenador da UNIVAJA, apresentou as demandas do Vale do Javari
Para o Ministro Herman Benjamin e de Joenia Wapichana, presidente da FUNAI

“Este foi um momento histórico e de grande relevância para os povos do Vale do Javari. A presença das autoridades reforça a importância de dar visibilidade às comunidades que protegem uma região tão esquecida pelo Estado”, declarou Bushe Matis, coordenador da UNIVAJA.

Ao longo do dia, a comitiva reuniu-se com representantes da UNIVAJA, na Câmara Municipal de Atalaia do Norte. Na ocasião, presidentes de associações e lideranças indígenas puderam apresentar suas demandas diretamente às autoridades. A UNIVAJA também entregou um documento com reivindicações relacionadas à execução do plano de proteção do Vale do Javari — apresentado ainda no período de transição governamental — além de questões referentes à saúde e à educação indígena.

Lideranças de todos os povos do Vale do Javari apresentaram suas demandas para os ministros

Na parte da manhã, os ministros, acompanhados da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Joenia Wapichana, realizaram um sobrevoo sobre a Terra Indígena Vale do Javari, até a Aldeia Txexe Wassa, onde conversaram com lideranças do povo Matis.

Reunião de Beto Marubo e Eliesio Marubo com o Ministro Herman Benjamin no ano passado.

Esta agenda começou a ser construída ainda no ano passado pela representação da UNIVAJA em Brasília, como parte da luta para dar visibilidade para as questões e problemas do Vale do Javari. Uma aproximação importante entre o judiciário e os povos originários na busca por ações mais concretas para colocar na prática o Plano de Proteção do Vale do Javari.

 

Atalaia do Norte

25 de agosto de 2025

Veja as notícias mais recentes

Pular para o conteúdo