O Vale do Javari é um lugar sagrado, onde preservamos nossas culturas, tradições e modos de vida, resistindo às ameaças externas e defendendo nosso direito de existir.
O nosso território, o Vale do Javari, é a segunda maior Terra Indígena no Brasil, homologada pelo Governo Federal em 2 de maio de 2001. Estamos localizados no estado do Amazonas, abrangendo parte dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Jutaí, na região fronteiriça entre o Brasil e o Peru.
Terra Indígena Vale do Javari, Amazonas
Além dos sete povos que já mantêm um contato mais constante com a sociedade não indígena, o nosso território é também a casa de uma das maiores concentrações do mundo de povos isolados. Esses são parentes que decidiram viver sem estabelecer relações permanentes com o Estado brasileiro, suas instituições ou mesmo outros povos indígenas. Eles optaram por preservar sua autonomia e liberdade diante das ameaças que sempre vieram do mundo dos ‘Nawas’ (os não-indígenas). Respeitamos profundamente sua escolha, e a defesa do direito ao isolamento é uma das principais lutas da UNIVAJA.
Nosso território é rico em rios que cortam a floresta, criando caminhos que nos conectam e nos sustentam. O rio Javari, o Curuçá, o Itaquaí, o Ituí e o Jutaí são alguns dos nossos grandes rios navegáveis. Durante a estação chuvosa, os rios Quixito, Jaquirana, Arrojo, Pardo, Sete Asta, Amburus, São Salvador e Jandiatuba também se tornam navegáveis, aumentando nossa mobilidade e as possibilidades de conexão entre as aldeias. Estes rios não são apenas fontes de água e alimento, mas também são partes essenciais da nossa cultura, que guiamos com respeito e gratidão.
Com uma extensão de 8,5 milhões de hectares de floresta preservada, o Vale do Javari é um dos últimos lugares do mundo onde a floresta amazônica permanece intacta em sua grande maioria. A biodiversidade de flora e fauna nas nossas terras tem sido conservada e preservada ao longo dos séculos. Nossa existência aqui é também a garantia de que esta parte do coração da Amazônia continuará viva e protegida. Somos cerca de 6.321 pessoas, segundo dados do DSEI Vale do Javari, cada uma delas contribuindo para a manutenção da vida, cultura e resistência que fazem parte da nossa história.
Cada um dos nossos povos tem sua própria história, seus próprios costumes e formas de resistir. Nesta página, você encontrará informações sobre cada um dos povos do Vale do Javari.
Nosso site usa cookies para funcionar melhor e para entendermos como podemos aprimorar sua experiência. Você pode aceitar todos ou escolher quais prefere.